28 de julho de 2009

Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais abre inscrição para curso de gestão hospitalar


O Governo Aécio Neves por meio da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)recebem, de 27 de julho a 7 de agosto, as inscrições online para o Curso de Especialização em Gestão Hospitalar–ProHosp. As inscrições devem ser feita no endereço ‘http://inscricaoprohosp.esp.mg.gov.br .

No ato da inscrição, o candidato deve anexar curriculum vitae e memorial com a narrativa das experiências de trabalho com base na trajetória acadêmico-profissional indicando as motivações e razões para buscar a especialização. Esse documento deve conter, no máximo, uma página com fonte Arial, corpo 12, espaço simples, sem espaço linhas entre os parágrafos e todas as margens com 2 centímetros.

O objetivo do curso é capacitar os profissionais através do Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Gestão da Qualidade em Saúde, ênfase em Qualidade Hospitalar – Pro-Hosp e de acordo com o planejamento da SES/Pro-Hosp, bem como buscar o cumprimento das metas estabelecidas rumo ao desenvolvimento e consolidação de uma política de gestão da qualidade no Estado de MG. O curso se destina a profissionais que representam as instituições hospitalares inseridas no Pro-Hosp e técnicos da SES-MG envolvidos no monitoramento do Pro-Hosp.

O programa

O Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG (Pro-Hosp) foi implantado em maio de 2003 e se transformou em uma das mais importantes ações programáticas do Governo do Estado no âmbito da assistência hospitalar. Esse programa tem como propósito consolidar a oferta da atenção hospitalar nos pólos macro e microrregionais de Minas Gerais. Em 2008, a SES firmou compromisso com o Estado para apresentar Resultados e realizar diagnósticos pela metodologia da Acreditação – ONA em 10 hospitais Pro-Hosp e com o Banco Mundial em 30 hospitais em 2009 e 30 em 2010.

A Acreditação é um método de avaliação dos recursos institucionais, exclusivo para a saúde, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e incorporado pela Anvisa com intuito de promover a melhoria da qualidade da assistência prestada aos usuários. Como estratégica da SES, ficou estabelecida a implantação de uma política de gestão da qualidade em saúde, tendo como uma das ações a implementação de um Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Gestão da Qualidade em Saúde.


Fonte: Minas em pauta

Nenhum comentário: