28 de julho de 2009

Obras da Avenida Antonio Carlos avançam mais uma etapa


As fundações dos dois viadutos a serem construídos na rua Araribá, dentro das obras de duplicação da avenida Antônio Carlos, em Belo Horizonte, foram concluídas na última sexta-feira (24), com a finalização das paredes de diafragma, que têm a função de sustentar as edificações. De acordo com o cronograma do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), vinculado à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop), as obras devem durar até dezembro, quando os viadutos estariam prontos.

Com a conclusão das fundações, a próxima etapa passa ser a colocação das escoras (cimbramentos), quando terá início a cobertura de concreto da pista, por onde irão trafegar os veículos.

As intervenções na rua Araribá fazem parte da segunda etapa de duplicação de 2,2 quilômetros da avenida Antônio Carlos, no trecho entre a rua Rio Novo (Lagoinha) até a rua Operários. As obras são executadas pelo Governo de Minas em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e tem investimentos de R$ 250 milhões.

Para o diretor-geral do DER-MG, José Elcio Santos Monteze, a ampliação do sistema viário da Antônio Carlos causa transtornos temporários. “Apesar das interdições das vias, a obra vai beneficiar o tráfego na região, que hoje chega a 85 mil veículos por dia”, informou.

Novos Viadutos

Atualmente, a avenida Antônio Carlos possui, no trecho em obras, apenas uma pista por sentido com três faixas de rolamento cada uma. Com a ampliação, passará a ter quatro faixas por pista, além de uma terceira pista, com duas faixas exclusivas para o fluxo de ônibus.

Estão em construção sete novos viadutos para facilitar o acesso aos bairros adjacentes. Esses viadutos terão, no mínimo, duas faixas por sentido, contribuindo para evitar congestionamentos.

Balanço das obras

Na altura da rua Rio Novo, no bairro Lagoinha, o viaduto em construção está em fase de fundação com a colocação das estacas de raízes para posteriormente erguer os pilares. Já foram cravadas oito das 28 estacas previstas. Nesse local, o viaduto vai complementar o Complexo da Lagoinha, atendendo as interligações do viaduto Leste e da rua Célio de Castro com a avenida Pedro II, além das ruas Bonfim, Itapecerica e Além Paraíba. Estas ligações ficam disponíveis também para o viaduto Oeste e para a avenida Cristiano Machado.

Na rua Formiga, próximo ao conjunto IAPI, os viadutos e soluções viárias em desnível irão promover a interligação da região do bairro São Cristóvão como a dos bairros Lagoinha e Bom Jesus. Neste local, a construção dos viadutos está na fase de fundação, onde serão instaladas 108 estacas para dar sustentação aos pilares. Trata-se do trecho mais complexo da obra, devido o tamanho da infra-estrutura a ser erguida, conforme adiantou o diretor geral do DER. Estão concluídos, ainda, 120 metros de trecho da Bus Way e 40% da rede pluvial.

No trecho da rua Operários já estão concluídas as fundações e pilares dos viadutos e as pistas da Bus Way. Após a construção da pista de tráfego serão iniciadas as alças de acesso dos viadutos. Estão em andamento os trabalhos de colocação das escoras (cimbramento) que dão sustentação a construção da pista de tráfego dos viadutos, cujas obras serão concluídas em outubro.

Importância da via

A avenida Antônio Carlos é a principal artéria de trânsito da região da Pampulha, em Belo Horizonte, bem como de importância geral para a cidade. Nela está localizado o Campus da Universidade Federal de Minas Gerais, principal universidade do estado de Minas Gerais.

Aberta no governo de Juscelino Kubitschek para dar acesso à região turística da Pampulha, a avenida Presidente Antônio Carlos começa na região Central de Belo Horizonte, no tradicional bairro da Lagoinha e se estende por cerca de oito mil metros na direção norte até a Barragem da Pampulha. Ela atravessa bairros populosos como Cachoeirinha, Aparecida, Bom Jesus e São Francisco.

A conclusão desse projeto é considerada de importância estratégica para a cidade, uma vez que a Antônio Carlos é um acesso direto ao Estádio do Mineirão, principal arena esportiva de Belo Horizonte, que receberá jogos da Copa do Mundo de 2014.


Fonte: Minas em pauta

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