13 de julho de 2009

Minas Sem Fome investe na capacitação de produtores rurais


A especialização dos produtores rurais mineiros tem sido um investimento de sucesso. A capacitação é um dos projetos do Programa Minas Sem Fome, desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Somente neste ano, mais de 5.900 pessoas foram capacitadas e pouco mais de 350 cursos foram realizados em todas as regiões do Estado. A meta é capacitar 10 mil pessoas e realizar mil cursos até o final do ano.

O projeto tem o objetivo de possibilitar a melhoria da qualidade de vida desses agricultores, desenvolvendo a segurança alimentar e o aumento da qualidade da produção, associados à preocupação com o meio ambiente. Os cursos de maior demanda são: processamento de alimentos; horta e pomar doméstico; capacitação em apicultura; melhoria da qualidade do leite; entre outros.

Segundo a coordenadora estadual de capacitação, Maria José Nunes, o projeto é voltado para agricultores familiares, de comunidades carentes. “A maioria dessas pessoas planta e cultiva para o próprio consumo, mas tem o sonho de ampliar a produção e adquirir independência para comercializar os produtos e caminhar com as próprias pernas”, pontua a coordenadora. Grande parte dos produtores que participam do processo de capacitação são aqueles que recebem insumos do Programa Minas Sem Fome, como kits de horta e pomar, pintainhas e sementes de milho, sorgo, feijão e arroz. “Não adianta receber os insumos e não saber como cuidar deles”, acrescenta Maria José.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: