10 de julho de 2009

Governo capacita agentes para projetos comunitários


Os bons resultados do Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR/MG), quanto à organização social das comunidades rurais, motivaram o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene) a capacitar agentes para a elaboração de projetos comunitários. Em parceria com o Instituto de Governança Social (IGS)/ Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), foi criada uma Rede Participativa de Elaboração de Projetos Comunitários, com o objetivo de promover encontros preparatórios para a formulação de projetos.

Nos dias 8 e 9 de julho, em Montes Claros, foi realizada capacitação da Rede para incentivar as pessoas que lidam com as comunidades a discutir prioridades, identificar demandas e organizar suas idéias em forma de projetos, que sejam um caminho para acessar diversas políticas públicas.

Segundo o diretor-regional do Idene do Norte de Minas, Edson Couto, é importante valorizar as parcerias e priorizar as necessidades para obter resultados positivos e, assim, ajudar a promover o desenvolvimento regional. “Muitas vezes recursos públicos voltam por falta de projetos que devem ser encaminhados às fontes certas e da forma certa, por isso é preciso estruturar, fortalecer e mostrar às comunidades que não é tão difícil”, afirma.

Princípios como socializar a informação, desmistificar e fomentar foram abordados na busca incentivar as pessoas a participar ativamente de políticas públicas, acreditando que é possível. Não é raro encontrar pessoas com pensamentos como o de Júlia Aparecida Rocha, moradora do Bairro Santos Reis, em Montes Claros, e integrante da Associação da Comunidade, que diz “às vezes a gente sabe o que quer, mas não sabe como expressar, como colocar no papel”.



Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: