1 de julho de 2009

Emater elabora projeto de melhorias sanitárias em Manhuaçu


O escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) em Manhuaçu, no Leste do Estado, está preparando um projeto de melhorias sanitárias na comunidade de Vista Alegre, no entorno do Córrego do Gavião. A proposta, que será encaminhada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), prevê a implantação de fossas sépticas para captar o esgoto doméstico de famílias rurais da localidade. A iniciativa pretende beneficiar 150 famílias da região, contempladas pelo Projeto Água Viva.

O primeiro passo já foi dado. A Emater-MG coordenou a construção de uma unidade demonstrativa de fossa séptica na comunidade para ensinar, aos pequenos produtores rurais, como evitar que o esgoto doméstico seja jogado nos córregos próximos às propriedades.

A coleta do esgoto doméstico é somente uma das ações desenvolvidas pelo Água Viva, que busca trazer melhorias na qualidade de vida das famílias rurais e a preservação do meio ambiente. Dentre as atividades estão a recuperação de mata ciliar das nascentes dos córregos, reflorestamento dos topos de morros, aumento da infiltração das águas pluviais, combate à erosão, obras de saneamento básico, coleta de lixo, educação ambiental e diminuição no uso de agrotóxicos nas lavouras cafeeiras, além de produção agrícola racional e a implantação de novas alternativas econômicas.

Segundo a extensionista responsável pelo projeto, Maria do Carmo Cunha Fontes, toda a comunidade que mora no entorno do Córrego do Gavião tem se empenhado em recuperar e proteger as nascentes. “O projeto hoje se estende a toda comunidade. São mais de 400 pessoas participando das atividades desenvolvidas e o resultado pode ser visto nas nascentes já recuperadas”, conta. Para Geraldo Flávio de Souza, um dos líderes do projeto, a união faz a força. “O mais importante é a união da comunidade em torno da conscientização sobre o papel do agricultor e da busca pela melhoria do ambiente em que vivemos”, enfatiza.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: