1 de julho de 2009

Programa Cozinha Brasil terá educação alimentar no CMRR


Neste mês de julho, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), por meio de sua Cozinha Experimental, inicia o curso básico de educação alimentar, promovido pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi). As aulas fazem parte do programa Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, que este ano já capacitou 40 pessoas e tem como objetivo elevar o nível de saúde e qualidade de vida, visando à produção e à ingestão de uma alimentação de alto valor nutricional e baixo custo, além da redução do lixo orgânico gerado nas cozinhas.

Serão duas turmas, a primeira com aulas de 14 a 16 de julho; a segunda, de 21 a 23 de julho, das 13h30 às 16h50, totalizando carga horária de 10 horas. Nas aulas práticas, os alunos aprenderão a aproveitar cascas, talos, folhas e sementes, ingredientes principais para a preparação de doces, bolos, carnes e sucos. Boas práticas de manipulação de alimentos, dicas de higiene e nutrição também estão incluídas.

De acordo com a coordenadora da cozinha experimental, Fernanda Redig, este mês o curso dará, ainda, mais ênfase a questão das preparações que utilizam integralmente os alimentos e que são de baixo custo. “Mais uma vez, o curso irá repassar à população noções de nutrição, boas práticas de manipulação e principalmente levar o conhecimento ou aperfeiçoamento quanto ao aproveitamento integral dos alimentos, por meio de demonstração de preparações simples e de baixo custo. Com isso, além de contribuir com a saúde, quando utilizamos as cascas, as sementes e os talos, colaboramos também com o meio ambiente, quando deixamos de jogar fora o que poderá ser transformado em deliciosas receitas”, explica.

A Cozinha Experimental do CMRR é um espaço criado exclusivamente para estimular a mudança de comportamento e dos hábitos alimentares, dentro dos princípios do consumo consciente e combate ao desperdício. Além da Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, está em desenvolvimento, no local, o projeto Chefs do Amanhã, que conta com a participação de estudantes da rede pública estadual e do Programa Educacional Afetivo Sexual (Peas) e parceria da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej).


Matéria publicada: Agência Minas

Nenhum comentário: