24 de julho de 2009

Usina do Trabalho capacita profissionais para a construção civil – aporte do Governo Aécio Neves em 2008 foi de R$ 10 milhões e mais de 16 mil pessoas


O Projeto Usina do Trabalho vai colocar novos profissionais da construção civil no mercado de trabalho. Quarenta e oito trabalhadores de Belo Horizonte e Região Metropolitana vão receber nesta sexta-feira (24) os certificados de conclusão do curso de qualificação profissional para pintores (22) e eletricistas prediais (16). A solenidade será realizada na nova unidade provisória do Sine no Centro de Belo Horizonte às 9h (rua Curitiba, nº 832, sala 208 – acesso pela rua Carijós). Foram 180 horas/aula para quem optou pelo curso de pintores e 160 horas para os eletricistas prediais.

Atualmente, o Usina do Trabalho desenvolve cursos em várias regiões do Estado, especialmente no Norte, região atendida pelo Programa Travessia. Novas vagas serão abertas neste semestre na capital e Região Metropolitana. Os trabalhadores devem ficar atentos e procurar os postos do Sine. A meta é qualificar 20 mil trabalhadores até o fim deste ano.

Criado em 2008, o Projeto Usina do Trabalho, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de comunidades carentes e inserir pessoas desempregadas no mercado de trabalho.

Os trabalhadores cadastrados na unidade podem ser encaminhados para cursos de qualificação que preparam profissionais de nível básico. Até agora, aproximadamente quatro mil trabalhadores foram qualificados em 50 profissões diferentes, entre elas pedreiro, bombeiro, eletricista, pintor e costureira.

O aporte do Governo Aécio Neves em 2008 foi de R$ 10 milhões e mais de 16 mil pessoas foram qualificadas em 94 municípios de Minas Gerais. Todos os cursos do Usina do Trabalho são elaborados com base em demandas prévias das empresas, o que aumenta as chances de inserção do trabalhador no mercado de trabalho.


Fonte: Minas em pauta

Nenhum comentário: