20 de julho de 2009

Unimontes celebra 15 anos de reconhecimento oficial


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) comemora nesta terça-feira (21), os 15 anos de reconhecimento oficial como universidade. Em 21 de julho de 1994, por delegação do presidente Itamar Franco, o então ministro da Educação, Murílio Hingel, assinou a Portaria 1.116, oficializando o reconhecimento da instituição com base no parecer 232/94, do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE).

“Trata-se de uma data altamente significativa e que deve ser comemorada por toda a comunidade acadêmica e pela sociedade regional. Com o reconhecimento, a Unimontes obteve sua autonomia, o que permitiu a expansão de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, afirma o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.

Ele destaca que a autonomia foi resultante de uma “verdadeira luta”, que contou com a efetiva participação das lideranças regionais, nos seus mais diversos segmentos. “Foram muitas as pessoas que contribuíram no processo de reconhecimento da Unimontes. Todas, indistintamente, foram muito importantes e valiosas”, afirma o reitor.

A Unimontes, que, em maio último, completou 47 anos de existência, terá, ainda em 2009, outra comemoração importante: em setembro serão celebrados os 20 anos como universidade pública estadual. Por intermédio da Constituição Mineira, promulgada em 21 de setembro de 1989, a antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) era transformada na Universidade Estadual de Montes Claros. “Este foi, sem dúvida alguma, um acontecimento histórico que modificou inteiramente, e para melhor, o panorama do ensino superior nestas regiões e, sem exagero, no próprio Estado”, enalteceu o reitor Paulo César de Almeida.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: