Com o objetivo de incentivar as empresas do setor minero-metalúrgico a darem um salto na gestão tecnológica, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) promove o 64º congresso da entidade, de 13 a 17 de julho, no Expominas, em Belo Horizonte, tendo como tema central “Inovação é a saída”. De acordo com o coordenador da Gestão Corporativa do Congresso, Evando Mirra de Paula e Silva, embora o desempenho de algumas empresas seja muito bom em decorrência da inovação, ela ainda não é dominante no setor produtivo. “Falta uma agenda clara sobre o assunto, que norteie as ações das empresas”, afirma.
Gerente de Tecnologia e Inovação do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, Mirra reforça que, diante da crise econômica mundial, essa é a hora para se construir a agenda e abraçar estratégias inteligentes que assegurem o crescimento e a perenidade das organizações. As empresas inovadoras no país já respondem por cerca de 30% do PIB, mas no Primeiro Mundo elas geram mais de 50% de toda a riqueza.
“Os empreendedores devem não apenas ficar atentos às novas oportunidades, mas apropriar-se da inovação como diferencial competitivo de suas empresas. Se os homens de negócio não tiverem essa consciência, principalmente em momentos de crise, a sobrevivência das empresas fica muito difícil”, complementa Vânia Lúcia de Lima Andrade, especialista em Processamento Mineral da Vale e membro da Comissão Organizadora da Gestão Corporativa.
Leia mais na integra: Agência Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário