10 de julho de 2009

Fapemig financia pesquisas sobre a história do esporte


Preservar a história do esporte em Minas Gerais é um dos objetivos do edital inédito que acaba de ser lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O edital de "Apoio à pesquisa na área da história do esporte e preservação de acervos" (Ed.16/09) vai financiar projetos de pesquisa que visem à preservação, organização e disponibilização de fontes de pesquisa sobre a história do esporte mineiro, bem como a indução e a consolidação de grupos de estudo e pesquisa no Estado.

Serão beneficiadas propostas que se enquadrem em cinco linhas temáticas. A primeira e a segunda englobam o resgate da memória das Políticas Públicas de Esporte em Minas Gerais e das instituições esportivas mineiras, respectivamente. A terceira linha temática inclui o levantamento de histórias de pessoas ligadas ao esporte mineiro e a quarta prevê pesquisas sobre a trajetória histórica de modalidades esportivas em Minas Gerais. A quinta linha temática, por sua vez, inclui pesquisas referentes à higienização, organização, catalogação e conservação de acervos. Segundo o presidente da Fapemig, Mário Neto Borges, a iniciativa foi sugerida pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), que buscou a parceria da Fundação ao detectar a demanda por estudos históricos sobre o esporte mineiro. "Em tempos de Copa do Mundo no Brasil, é importante chamar atenção para a história dos esportes e estimular uma abordagem científica sobre o tema. O acervo que será formado poderá ser utilizado para diferentes investigações", completa.

De acordo com o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Rogério Romero, autor da proposta, a intenção é fomentar a pesquisa e resgate de manutenção da informação e da memória esportiva dentro do estado. "Percebemos que as informações esportivas estão na cabeça das pessoas e não de maneira organizada e sistematizada em documentos. Queremos ativar os setores acadêmico, público e privado, a fim de manter essa memória e disponibilizá-la para o público que tem interesse no esporte", diz Romero


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: