17 de julho de 2009

Evento na Zona da Mata busca alternativa para fruticultura


As pesquisadoras da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) Cláudia Rita de Souza e Maria Geralda Vilela Rodrigues participam, de segunda (20) a quarta-feira (22), em Viçosa, do 2º Encontro de Fruticultura da Zona da Mata Mineira. O evento, que vai abordar tecnologias de produção, mercado e viabilidade econômica do cultivo de frutas na região, faz parte do projeto de extensão “Ampliação do período de colheita de frutas na região da Zona da Mata Mineira, mediante o uso de irrigação e manejo adequado das fruteiras”, desenvolvido pelo professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Gilberto Bernardo de Freitas.

Cláudia Rita, que ministrará a palestra “A cultura da uva e as perspectivas de cultivo na Zona da Mata Mineira”, explica que o objetivo do encontro é fornecer ao produtor novas perspectivas para a fruticultura da região. “A viticultura e a bananicultura (tema da palestra de Maria Geralda Vilela), não são culturas comuns em nossa região. A intenção é mostrarmos que elas são viáveis e podem ser rentáveis”, diz.

A chefe do Departamento de Estudos Econômicos e Prospecção da Epamig (Dpep), Juliana Simões, irá ministrar a palestra “Prospecção de demandas em fruticultura”, na qual apresentará a metodologia para o diagnóstico de culturas viáveis para a região. Além das profissionais da Epamig, o Encontro terá a participação representantes da UFV, da Emater-MG, da Federação de Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg) e de fruticultores da região que relatarão suas experiências.

As inscrições para 2º Encontro de Fruticultura da Zona da Mata Mineira são gratuitas e podem ser feitas no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa. Mais informações pelo telefone (31) 3899-2641 e (31) 3899-1346 ou pelo e-mail: bernardo@ufv.br.

Matéria publicada: Agência Minas


Nenhum comentário: