1 de julho de 2009

Plano Real - 15 anos: Plano é marco do Brasil moderno, diz Aécio Neves

Em artigo, governador ressalta conquistas e avanços para desenvolvimento
Com ele, vencemos um dos mais renitentes e dramáticos ciclos de inflação da história nacional, movido a taxas médias estratosféricas (entre 1985 e 94) da ordem de 752% ao ano, e finalmente alcançamos o tão sonhado amadurecimento da estabilidade econômica.
Trata-se, na verdade, da conquista de um novo patamar. Um avanço definitivo sobre todas as etapas de construção do nosso modelo de desenvolvimento, desde os "dinheiros" tomados pelos primeiros exploradores às expensas da Coroa; o drástico endividamento de milhões de libras esterlinas, por Pedro I, para o financiamento da independência; a injeção de papel moeda, no período republicano, para fomentar o ciclo industrial ainda incipiente; os grandiosos esforços de arrancada, empreendidos sob Vargas e Juscelino e as verdadeiras derramas exigidas pelo milagre econômico do regime de exceção.

Com o Real, estabelecemos os fundamentos de uma nova economia e os instrumentos para vencer a fronteira na direção do pleno desenvolvimento. Com estabilidade foi possível atrair mais investimentos e modernizar a produção; conquistar mercados e estruturar o crescimento; com crescimento, melhorar e distribuir com mais justiça a renda; e com mais renda permitir o florescimento um gigantesco e promissor mercado interno, socialmente mais forte.

Se acreditamos - e acreditamos - que o Brasil está pronto para um novo salto, para transformar finalmente sua promessa de País do futuro em realidade, devemos esta conquista aos homens e mulheres que, no PSDB, ousaram sonhar e construir, com talento e convicções, um novo Brasil e àqueles que confiaram e apoiaram essa ousadia. Um novo Brasil que nem mesmo os nossos mais ferrenhos adversários puderam ignorar. O País com o qual temos compromisso e a responsabilidade de fazer avançar, uma vez mais.

Aécio Neves

Governador de Minas

Fonte: Secom MG

Nenhum comentário: